sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

10 anos

Novamente dentro dos gramados deparo-me, cheio de satisfação e alegria, com um mundo de possibilidades que o futebol nos proporciona. Uma dessas possibilidades é colocar em prática, dentro do campo (ou fora dele), o conhecimento que adquirimos ao longo dos tempos  através do 'entendimento' que temos sobre o futebol. Tenho falado que o modo como treinamos é reflexo de como enxergamos e entendemos o jogo. Desta forma, recorro agora a uma citação na qual, acredito eu, explica bem o que tenho falado:

“A maneira como o indivíduo apreende e interpreta a informação depende da sua experiência, dos seus valores, das suas aptidões, das suas necessidades e das suas expectativas. Temos tendência para reter os dados que são compatíveis com as nossas convicções e as nossas ideologias, e que nos convêm. “ (Abravanel, 1986)

Lembro-me bem que, 10 anos atrás quando iniciei minha trajetória dentro dos campos, como membro de comissões técnicas, tinha uma visão de futebol totalmente diferente da que tenho hoje. Isso era fruto da corrente de pensamento da faculdade onde me formei. Lá bebi da fonte do conhecimento cartesiano, das tendências de treinamento do leste europeu. Durante alguns anos enxerguei o futebol de maneira conservadora, reducionista e arcaica. Porém, consigo perceber que mudei bruscamente o meu modo de enxergar e entender o futebol nesses 10 anos.

Não tenho a metodologia certa e não creio que alguém a tenha. E desta forma recorro a uma nova citação para contar o que pretendo dizer com isso:

“(…) O êxito no futebol tem mil receitas . O treinador deve crer numa, e com ela seduzir os seus jogadores” (Valdano, 1998: 210)

O que acreditamos ser o certo hoje, amanhã corre um grande risco de não mais ser. Devemos tentar sempre estar abertos a novas possibilidades, pois como disse Abravanel, na primeira citação, costumamos dar atenção somente ao que nos convêm, de acordo com nossas ideologias e convicções atuais, e temos tendência em renegar o que não se enquadra nesse contexto.

Passados 10 anos tenho a convicção que tenho procurado aprimorar os meu conhecimentos sem descartar qualquer possibilidade. Investigando, interagindo, praticando, experimentando, falhando, tentando novamente, acertando, vibrando... sempre com entusiasmo e agradecido à Deus por ter me dado oportunidade de fazer parte desse mundo fascinante do futebol!


Gilterlan Ferreira - Preparador Físico de Futebol - CREF 001193-G/RN. Tecnologia do Blogger.