terça-feira, 30 de agosto de 2011

A extinção do Preparador Físico - Parte II

          Tempos atrás, escrevi um texto que tinha como título "A extinção do Praparador Físico" (http://gilterlanferreira.blogspot.com/2010/10/extincao-do-preparador-fisico.html), onde
comentava que a figura ATUAL desse profissional iria desaparecer futuramente. Muitos de nós, Preparadores Físicos, podemos nos sentir ameaçados com essa “previsão” , mas não vejo outro caminho, que o futebol, em sua essência, poderá seguir. 
No II Seminário de futebol esse tema veio à tona na palestra do Professor Nuno Amieiro e causou uma certa polêmica. Pena que o tempo foi tão curto para debatermos algo tão complexo. 
          Estamos em uma época onde paradigmas são constantemente quebrados. A busca pelo conhecimento é cada vez mais voraz e contínuo. Portanto, partindo desse pressuposto, creio que estamos a um passo de transgredir as regras do pensamento analítico em detrimento do pensamento sistêmico. "(...) esta forma redutora de interpretar os problemas complexos e os procedimentos abstratos tem caído em falência metodológica." (Durand, 1979). Hoje aceita-se a idéia de equipe como um sistema complexo de elementos em interação.


“Concorrendo para essa questão, Morin (1997) refere-nos que o sistema é um ‘todo’ constituído pelas relações dos seus constituintes. Nesse seguimento, o ‘jogar’ expressa as relações de cooperação entre os colegas e de oposição com os adversários. De acordo com essa concepção, o jogo é um sistema de ‘sistemas’.”  (GOMES, 2006)

          Alguns de nós, Preparadores Físicos, alegamos trabalhar em especificidade, pois não utilizamos longas corridas contínuas e trabalhamos 'com bola', porém, a visão cartesiana continua norteando todo o processo. Não quero aqui dizer que, EU trabalho em Especificidade, longe disso. O assunto é por demais complexo, e não me deixa falar em  tal situação. Porém, creio que o primeiro passo, para que isso um dia realmente ocorra, será nos libertarmos das correntes do comodismo, das amarras dos pensamentos arcaicos, retrógrados e reducionistas que permeiam a nossa sociedade. 
          Em seu último Post, Luis Esteves (http://www.organizacaodejogo.blogspot.com/), do qual sou leitor assíduo, fala que tudo é uma questão de MEDO. E sou obrigado a concordar com ele. Como posso refutar uma ideia ou teoria da qual desconheço? Isso é no mínimo ignorante! Tenho falado que é difícil sairmos da nossa zona de conforto, pois é muito mais cômodo repetirmos o que fazemos, repetidamente, ano após ano. Muitos, para justificar o que não se conhece, falam na questão cultural de nossos jogadores como um dos fatores limitadores para emprego da Periodização Tática. Ora, se nossos jogadores são produtos do meio em que estão inseridos, como podemos mudar esse quadro cultural? (A resposta é óbvia! Ou não?). Isso, ao meu ver, é a prova maior do comodismo ao qual estamos inseridos. Pensar e sistematizar nossa prática é tarefa árdua, e não estamos acostumados a pensar complexamente.
          Eu, como Preparador Físico, não me sinto 'ameaçado' ou coisa parecida. Sinto-me, cada vez mais, entusiasmado com a mudança de paradigma que se desenha. Cada vez mais, vislumbro a possibilidade de fazer parte de um 'futebol pensante'. Afinal, o futebol nada mais é do que um jogo. E o jogo é pra ser jogado!

domingo, 28 de agosto de 2011

II Seminário de Futebol - Considerações

Nos dias 25, 26 e 27 estive em Porto alegre participando do II Seminário de futebol - Construindo os alicerces da formação nas categorias de base, uma realização do Grêmio FBPA em conjunto com a UFRGS. 


O seminário contou com uma grande participação de profissionais do futebol
O evento contou com uma grande participação de profissionais do futebol de várias partes do Brasil. Além do conteúdo das palestras apresentadas, foi de grande valia o encontro com vários colegas que só conhecia pelo mundo virtual, e o encontro com novos colegas.


Sandro Forner, Eu e Cláudio Roberto

Edinho, Eu e Thiago

Nuno Amieiro
Próximo ano espero que o evento seja ainda melhor e espero estar novamente presente. Abraço à todos os colegas.

Gilterlan Ferreira - Preparador Físico de Futebol - CREF 001193-G/RN. Tecnologia do Blogger.