O Meu Aquecimento de jogo

quinta-feira, 14 de junho de 2012

"Deus nos livre dos cientistas que, contudo, não entenderam que o futebol é um feito cultural e que... não se pode interromper uma emoção." Jorge Valdano

-------------------------------------------------------




Mostrarei aqui o aquecimento que usualmente utilizo antes dos jogos. Creio que este, como tudo relacionado ao fenômeno futebol, deve ser o mais fiel possível à situação do jogo.


Antes de aplicá-lo nos jogos, costumo inserir as 'partes' nos treinamentos cotidianos, juntando, assim, aos poucos, o quebra-cabeça. Esse aquecimento foi modelado para uma equipe que tem sua estrutura baseada no 1-4-4-2


1ª Parte (3 Minutos)

Primeiramente, reservo os 3 minutos iniciais para movimentações livres e alongamentos dinâmicos, também de forma livre. Conscientizo, nos treinamentos, os atletas sobre as formas de movimentações e de alongamentos. Os 16 atletas dividem-se em 2 grupos com coletes diferentes (8+8). Os goleiros ficam a trabalhar com o seu treinador específico.



2 Parte - (4 minutos)

Essa segunda parte é dedicada a movimentações com bola envolvendo troca de passes rápidos e precisos. 

2.1 (2 minutos)

Jogadores verdes distribuídos fora do quadrado, como no desenho abaixo, servindo de apoio. Jogadores amarelos dentro do quadrado para realizar as movimentações. O jogador amarelo de posse de bola se movimentará pelo quadrado conduzindo a bola e escolherá aleatoriamente um jogador verde para efetuar um passe. O jogador verde fará uma parede devolvendo a bola para o mesmo jogador que fará um segundo passe e sairá em ritmo acelerado pra passar por trás do jogador verde e receber novamente a bola. Finalizando  isso, o jogador amarelo escolherá outro jogador para repetir o processo. Deve-se orientar o jogador a alternar os lados evitando, com isso, jogar com o jogador verde vizinho.

Essa movimentação tem duração de 1 minuto. Alterna-se as equipes em seguida.




2.2 (2 minutos)

Nessa fase as movimentações são alternadas e não existem equipes fixas dentro ou fora do quadrado. O jogador de posse de bola realizará um passe rápido e preciso para o jogador verde, este fará uma parede para o jogador amarelo que devolverá a bola e ocupará o lugar deste. O jogador verde que estava como apoio agora estará dentro do quadrado e procurará rapidamente um jogador que esteja fora para realizar um novo processo.





Parte 3 (4 minutos Aproximadamente)


Nessa parte acontecem jogos 4x4 (2 tempos de 1'30''). Observem que os dois atacantes estão a realizar finalizações (aproximadamente 3 para cada) deixando, com isso, as equipes verdes em inferioridade temporária. Depois das finalizações eles se juntarão com os demais. Observem também que os jogadores suplentes também participam nessa fase.





Parte 4 (6 minutos Aproximadamente)


Essa fase é dedicada a movimentações específicas utilizando-se de ações técnicas próximas das que acontecem no jogo.
A equipe é distribuída conforme o desenho abaixo com 4 jogadores no meio-campo, 2 laterais, 2 atacantes e 2 zagueiros (amarelos) e mais 1 goleiro (que não foi incluído no desenho por descuido). Nessa fase os jogadores suplentes estarão realizando uma rodinha de bobo.
Essa parte é dividida em 3 movimentações:


4.1 - Movimentação 1


O jogador de meio campo com a posse de bola passará a bola ao atacante. Este realizará uma parede para o mesmo meia que passou a bola e irá para o 2º pau. O meia passa a bola para o lateral e se aproxima para a posição de rebote criando uma situação de 3x2. O lateral irá procurar a melhor opção para o cruzamento ou bola rasteira. Essa fase encerra-se quando os 4 jogadores do meio realizarem essa ação. Ou seja, 2 ações do lado direito e 2 ações do lado esquerdo de forma alternada.



*Cada movimentação encerra-se com finalização dos meias com auxílio dos atacantes 
(1 finalização cada)



4.2 - Movimentação 2


O Meia efetua o passe para o lateral. O lateral fará um passe para o atacante que devolverá de primeira para o meia. O meia passará a bola no fundo para o lateral que realizará o cruzamento. O meia que iniciou a jogada sempre irá aparecer no rebote para configurar uma situação 3x2.



*Repete-se a finalização dos meias.


4.3 - Movimentação 3

O Meia efetua o passe para o lateral. O lateral fará um passe para o atacante que devolverá de primeira para o meia. O meia, desta vez, passará a bola para o lateral do lado inverso que realizará o cruzamento.


*Finalização dos meias




Parte 5 (1 minuto Aproximadamente)

Sprints variados

--------------------------------------------------------------------------------------------

Abraço a todos!

2 comentários:

  1. daniel giuliani disse...:

    Muito bom, inclusive estes trabalhos de finalização pode ser introduzido gradualmente e após, juntos, em forma de quatro trabalhos, assim, fazendo um trabalho final de tomada de decisão, podendo entrar apenas o meia na área demarcada, o meia toma protagonismo , tendo também várias possibilidades, entre elas do atacante girar no primeiro passe e finalizar, mas muito bom mesmo o trabalho, vou usar em sessão de treino.

  1. Gilterlan disse...:

    Obg, Daniel Giuliani. Abraço!